terça-feira, 3 de novembro de 2015

Utilizando o Cloud9 como ambiente de programação

O Cloud9 é um ambiente de densenvolvimento totalmente online, onde você pode programar em diversas linguagens de programação, como Python, JavaScript, C ou C++. O mais interessante é que a ferramenta oferece gratuitamente uma máquina virtual rodando Ubuntu, a qual tem mysql instalado inclusive. Existem também planos pagos com máquinas melhores.
Veja abaixo o passo a passo para utilizar a ferramenta:

Primeiramente, é preciso criar a sua conta, é possível,também, utilizar uma conta do Bitbucket ou Github para se cadastrar, caso ainda não tenha conta em nenhum dos serviços anteriores, crie sua conta do cloud9 aqui.
Criada a sua conta, faça o login, agora você precisa criar um workspace, para isso clique no botão "Create new workspace" e será mostrado o seguinte formulário:
Escolha um nome para o seu Workspace e insira-o no campo "Workspace name", faça uma descrição  no campo "Description". Eu aconselho deixar o workspace privado, selecionando o campo "Private". O campo "Clone from Git or Mercurial URL" é opcional.
É importante que você selecione Custom no "Choose a template", veja que o botão mostra o simbolo do Ubuntu. Por fim clique em Create workspace.
Espere um pouco e o editor irá abrir. Veja que ao lado esquerdo estão os arquivos presentes no workspace, você pode criar novos arquivos ou novas pastas facilmente clicando com o botão direito e posteriormente em new file ou new folder, assim como na barra de menus.
Para utilizar o mysql é preciso iniciá-lo, então digite o seguinte no terminal que está na parte inferior da sua tela:sudo /etc/init.d/mysql start

Feito isso, digite o comando mysql -u root -p e pressione a tecla Enter duas vezes(a senha padrão é um texto vazio). Esse comando abre o shell do mysql, então você terá que executá-lo se o mysql não estiver previamente aberto.
Pronto, se o comando funcionou o terminal deve ter essa aparência:
Feito isso você pode rodar os comandos sql no terminal, lembre-se que o comando só é finalizado com o ";", então você pode pressionar o enter e continuar o comando em outra linha do terminal.
Se quiser executar um arquivo sql digite: source caminho/nomedoarquivo.sql ,Sendo que se o arquivo estiver na pasta em que o terminal está rodando,por padrão é aquela criada automaticamente pelo c9, não precisa do caminho.
Outro grande diferencial do Cloud9 é que o mesmo é um editor de texto colaborativo, ou seja, várias pessoas podem editar ao mesmo tempo, para isso você precisa compartilhar o seu workspace com as outras pessoas que irão editar: Clique em Share la no canto superior direito, adicione o email das pessoas para as quais você deseja compartilhar e mande o link para elas.

0 comentários:

Postar um comentário